OS TRÊS PILARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CEMAM

1 – Descobrir a si e o mundo

A escola tem a função de estimular a descoberta da identidade própria, da individualidade e da consciência. Quando a criança passa a ser chamada pelo nome, quando convive com os demais colegas, quando percebe o espaço que ocupa, vai se descobrindo e descobrindo o mundo ao redor. Nesse caso, a escola é a “mola propulsora” que ajuda a desbravar a nova realidade.

2 – Desenvolver habilidades

Com as atividades rotineiras, a equipe propicia o aprendizado de habilidades físicas e socioemocionais. Nessa fase, a criança aprende a controlar vontades, passando a integrar um grupo social diferente do familiar, conhecendo e aprendendo a lidar com as emoções.

3 – Assimilar informações

Esse é um processo que ocorre naturalmente com o desenvolvimento das duas propostas anteriores. É durante a atividade rotineira de descoberta e de desenvolvimento de variadas habilidades que a criança vai assimilando informações. O papel do CEMAM, então, é fazer um planejamento pensando em quais informações deve fornecer para cada faixa etária e com qual abordagem.

INTEGRAL

Quando estamos falando de crianças, a maior preocupação é ofertar atividades que desenvolvam habilidades, despertem a criatividade e as emoções e ensinem lições com o intuito de formar um cidadão com bagagem cultural e consciência social.

Para isso, os estudantes do CEMAM que optam pelo Ensino Integral são estimulados a participar de inúmeros projetos paralelos, como concurso de oratória, contação de histórias, aulas de Música e Artes Visuais, sem contar os vários eventos temáticos e lúdicos que também auxiliam no aprendizado.