CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde–doença. Colabora com o atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.
O CEMAM se preocupa com as necessidades e as exigências do mercado de trabalho oferece aos seus estudantes uma proposta diferenciada na sua formação profissional. Para isto investe na preparação e capacitação do futuro profissional oferecendo aos estudantes: corpo docente altamente qualificado; os melhores campos de estágios; estrutura física de primeira linha e material didático apropriado.
Após a conclusão do Curso de Auxiliar de Enfermagem – Módulo I (Teoria+Estágio). Após a conclusão do Auxiliar fazer o Técnico em Enfermagem – Módulo I e II e III (Teoria +Estágio) o estudantes poderá solicitar ao COREN a carteira profissional de Técnico em Enfermagem.
MERCADO DE TRABALHO
Dadas a natureza do trabalho do técnico em enfermagem e sua importância no sistema de saúde, a Enfermagem é uma profissão em franca expansão, com mercado de trabalho amplo e diversificado. A prática profissional abrange assistência nos ramos de promoção, prevenção, proteção e recuperação da saúde. O setor público absorve a maior parte dos profissionais e, em anos recentes, a ampliação dos programas de saúde da família resultou em apreciável abertura de vagas.
O aumento da expectativa de vida amplia ano a ano o mercado para os técnicos em enfermagem no Brasil. Por causa disso, duas áreas estão em alta: a geriatria e o atendimento domiciliar. A exigência do Ministério da Saúde de que os hospitais tenham técnicos em enfermagem especializados nas áreas de oncologia, hemodiálise, UTI, ortopedia e neurologia também têm ampliado o número de vagas. Crescem ainda as oportunidades de trabalho na área administrativa de clínicas e hospitais.