TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS

O curso técnico em Análises Clínicas tem duração mínima de 20 meses, e é dividido em 3 módulos de disciplinas. Composto por 1200 horas teóricas e 600 práticas, o curso habilita o estudante depois de formado a:

Desempenhar suas atividades desde a coleta de material biológico até a realização de exames de laboratório nas áreas de bioquímica, hematologia, bacteriologia, imunologia, parasitologia, urinálise, citologia oncótica, hemoterapia, entre outros.

Calibrar e conservar os aparelhos utilizados.

Utilizar os conhecimentos operacionais das rotinas laboratoriais de pré e pós-análise.

Realizar atividades relativas a análises microbiológicas, morfológicas, químicas e físicas de fluidos e tecidos orgânicos, exames anatomopatológicos e auxiliar pesquisas.


MERCADO DE TRABALHO

O Técnico em Análises Clínicas trabalha em Laboratórios de diagnósticos médicos, Laboratórios de pesquisa e ensino biomédico, Laboratórios de controle de qualidade em saúde. Hospitais, clínicas, indústrias farmacêuticas, postos de saúde, institutos de pesquisas bioquímicas.

Hoje, o mercado de análises clínicas, patologia e medicina laboratorial existente no Brasil é composto por cerca de 20 mil laboratórios, gerando em torno de 200 mil empregos diretos.