TÉCNICO DE FARMÁCIA
Realiza operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação. Auxilia na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando-o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.
A estrutura do curso conta hoje com profissionais capacitados para o desenvolvimento da parte teórica juntamente com aulas práticas no laboratório próprio para o curso, onde os mesmos aprenderão a realizar manipulações de sólidos (creme, pomadas, cápsulas), líquidos (xaropes, soluções) e semissólidos (emulsões, géis). Além de outras práticas das disciplinas que componham.
MERCADO DE TRABALHO
Hoje, Farmácia é uma profissão moderna, com um mercado promissor, no qual é impossível a estagnação. Sempre precisaremos de novos medicamentos para novos tratamentos, de novos cosméticos para novas exigências do mercado da beleza, de novos testes clínicos e diagnósticos para novas patologias e de alimentos para uma população mundial cada vez maior.
O campo de trabalho é amplo e abrange setores como farmácias de todos os tipos, inclusive as de manipulação, hospitalares e comunitárias; laboratórios de análises clínicas e toxicológicas e de controle de qualidade, pertencentes a empresas estatais ou privadas; institutos de pesquisa e desenvolvimento; e indústrias farmacêuticas, alimentícias, químico-farmacêuticas e de cosméticos.